Experience YourListen.com completely ad free for only $4 a month. Upgrade your account today!

Não Chore!

  • played 66 times
  • uploaded
  • in Radio
Embed Code (recommended way)
Embed Code (Iframe alternative)
Please login or signup to use this feature.

PALAVRA DO DIA - Não chore!
Lucas 7:11-16
19 de novembro de 2015
"Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: 'Não chore'!", Lucas 7:13.

--- A formação da família no século 20 e 21 é feita baseada na comunhão de bens, ou seja, é uma comunidade de bens em comum. É uma comunidade participativa. Nos tempos bíblicos, a mulher ocupava uma posição pouco acima do escravo. Segundo nos conta as crônicas a respeito dos judeus, dizem que oravam todos os dias pela manhã agradecendo a Deus por não terem nascido mulher, gentio, nem escravo. O homem era o provedor. Quando este falecia, a viúva tinha que contar com os filhos para mantê-la e ao restante da família.

--- A atividade econômica da mulher era doméstica, e, principalmente cuidar da criação dos filhos. Logo, ao ficar viúva e sem filhos, estaria sujeita à caridade da comunidade. É em virtude disto que Deus sempre exigiu do povo cuidar dos orfãos e das viúvas. A graça de Cristo traz para a igreja uma revolução social, baseado em que a partir de sua fundação, a comunidade passa a ser ensinada que todos somos iguais; já não há escravo, livre, mulher, gentio, judeu, Gl 3:28. Jesus Cristo sabia o que significava para aquela mulher que, depois de perder o marido, perdeu também o único filho. Por isso, ele se compadece intimamente e lhe diz para não chorar.

--- Em seu vale de lágrimas, aquela mulher tem um encontro com Jesus Cristo que, na sua humanidade, se empatiza com ela e se comove com sua dor. Ele, ao mesmo tempo Deus, tem o poder de transformar um clima de lamento, de desesperança, de promessa de uma vida atribulada para a viúva a partir de então. Jesus Cristo caminhou neste mundo como homem, sendo capaz de ver, sentir e se comover com nossa tribulação e nossa dor. Ele não só viveu a nossa vida de tribulação, mas também morreu a nossa morte. É nele que encontramos força ao caminhamos peregrinos pelo nosso vale de lágrimas, Sl 84:5-6 (KJA). É nessa condição que a viúva de Naim tem um encontro com Jesus Cristo que lhe devolve seu filho para lhe fazer companhia no seu drama de viúva.

--- O pecador perdido caminha por este mundo como "no vale de lágrimas", Sl 84:6, sem esperança e sujeito a toda sorte de tribulação. Sua esperança de incrédulo se restringe a esta vida e o torna "o mais infeliz de todos os homens", 1 Co 15:19. Como servos do Senhor, novas criaturas transformadas pelo poder do Evangelho de Cristo, devemos ter a mesma atitude do Mestre e nos comover com a tribulação daqueles que não foram alcançados pelo Evangelho, aqueles cuja esperança não vai além do limite desta vida.

--- Deus abençoe o seu dia e o faça cada vez mais eficiente como representante de Cristo para levar, através de sua vida, seu testemunho e as palavras de sua boca a boas novas de salvação em Cristo Jesus.
Paz!
Pr. Alcenir

Licence : All Rights Reserved


X